Iniciando o treino de como ter um cão bem comportado a mesa

O objetivo do treino é ajudar o cão a entender que permanecer deitado é sempre melhor que tentar pular na mesa ou pedir comida latindo.

Foto instagram @petmoderno

Veja algumas dicas de como começar o treino para ter um cão mais educado durante as refeições.

1️⃣ Comece em casa, de preferência fora dos horários das refeições. Um ambiente sem distrações ajuda a ter melhores resultados no início.

2️⃣ Tenha o cão na guia e use-a também para esse tipo de exercício pisando nessa guia e deixando somente espaço para o cão ficar confortável em pé, mas ele não pode conseguir pular ou conseguir subir em você. A restrição ajuda o cão a se acalmar mais rápido.


“O objetivo do treino é ajudar o cão a entender que permanecer deitado é sempre melhor que tentar pular na mesa ou pedir comida latindo.”


3️⃣ Só premie os bons comportamentos. Ex: se ele estava tentando pular e não conseguiu, uma hora vai parar e ficar com as quatro patas no chão, recompense!

4️⃣ Comece a exigir mais! Ficar só em pé não será mais suficiente para ser recompensado. Depois de algumas repetições espere ele sentar ou até deitar para ganhar o petisco. Não exija muito para ele não se frustrar, eleve o nível aos poucos.

5️⃣ Quando seu cão conseguir permanecer deitado ao seu pé, aproveite para aumentar o tempo entre as premiações e fazer com que ele espere cada vez mais para ganhar.

6️⃣ Treine em locais diferentes. Sempre aumentando as distrações aos poucos, comece a treinar na casa de amigos, parentes, padarias, bares ou restaurantes. Com a repetição seu cão vai ficar craque!

O objetivo do treino é ajudar o cão a entender que permanecer deitado é sempre melhor que tentar pular na mesa ou pedir comida latindo.
Use somente petiscos e não a sua comida para premiá-lo, isso pode aumentar muito a sua ansiedade. Se quiser ajudar mais ainda ele a se comportar, use algo para ele se distrair durante as refeições como brinquedos recheados ou de roer e um colchonete bem confortável.

E seu dogo, também tem essas estratégias infalíveis pra ganhar comida ou já é bem educadinho?

Veja mais sobre esse assunto e outros de treino e adestramento no perfil da Pet Moderno.