Série – Enriquecimento ambiental para os cães fortes e grandes

Acompanhe a primeira parte dessa série dedicada a assuntos aos cães fortes e grandes. Hoje falaremos do enriquecimento ambiental físico.

Foto instagram @joe.pitbull

Como oferecer enriquecimento ambiental para cães grandes e fortes que destroem tudo?

Primeiramente, vale lembrar que o enriquecimento ambiental pode ser: físico, social, sensorial, cognitivo e alimentar. Ou seja, existem muitas formas possíveis de proporcionar entretenimento, desafios e bem-estar para o seu cão, independente do tamanho dele.
O enriquecimento ambiental vai muito além de oferecer brinquedos com petiscos dentro.

Hoje, iremos dar algumas ideias de E.A. físico para você enriquecer o dia a dia do seu cão e torná-lo mais interessante e divertido:

O E.A físico consiste em modificar de maneira temporária ou permanente o espaço onde o cachorro vive. Você pode inserir diferentes superfícies e texturas no ambiente. Exemplo: camas elevadas, uma casinha que sirva como toca (importante ter um local onde o cão se sinta protegido), uma área com grama, uma bacia grande ou uma piscininha improvisada, para os dogos que gostam de brincar com água, um circuito de agility – obstáculos para pular, túnel, rampa – (recomendo aqueles modelos desmontáveis que você pode usar e guardar), uma caixa/tanque de areia para os dogos que curtem cavar.

Olha quanta coisa bacana!

Na hora de escolher os brinquedos, invista sempre em brinquedos com materiais resistentes e seguros. Existem algumas linhas, como por exemplo na Kong, que foram desenvolvidas especialmente para cães destruidores, alguns brinquedos são feitos de lona e borracha de mangueira de incêndio sendo de maior resistência. Também tem a linha de mordedores de Nylon da Petgames ou os importados Benebones, que são super indicados para os grandões pois não quebram em pedaços grandes, são atóxicos e ajudam na limpeza dos dentes. Se atente para o tamanho do brinquedo, nunca ofereça menor que o tamanho indicado. Pneus também podem ser utilizados para a diversão dos grandões: eles adoram carregá-lo e arrastá-lo pelo quintal! Caixas de papelão são ótimas opções para os dogos que adoram rasgar e destruir, dessa maneira eles poderão suprir essa necessidade, e você só precisará limpar a bagunça depois. Mas lembre-se: você precisa supervisionar a maneira como seu dogo interage com toda e qualquer mudança que fizer no ambiente antes de deixá-lo sozinho em casa para garantir que é seguro.

Além disso, faça passeios regularmente e, sempre que possível, mude o trajeto e leve seu cão para explorar um local novo. Ah, quanto mais contato com a natureza ele tiver, melhor. Permita que seu cão faça cachorrices como rolar na grama, cavar buracos, rasgar e se sujar na terra, todos esses comportamentos são naturais da espécie e precisam ser expressados.

Continuem acompanhando nossa série de conteúdos especialmente para os dogos fortes e grandões, e vários outros temas sobre comportamento e bem estar no perfil dos educadores caninos da Cão Leal.