Check-list: 5 Dicas de como melhorar a sua comunicação com seu cão

Nosso queridinho checklist com 5 dicas da Educadora Canina Lia Yamashita com idéias, sugestões que você pode fazer hoje mesmo em sua casa.

Check-list: Dicas de como melhorar a sua comunicação com seu cão.

1. Use um marcador de acerto! Seja um clicker ou um marcador verbal, tenha algo para dizer ao seu dogo que ele fez o que você estava esperando dele. Dessa forma ficará muito mais fácil ensinar comportamentos.

2. Recompense os comportamentos desejados! Uma regra geral para cães é: aquilo que gera recompensas tende a voltar a acontecer. Então comece a recompensar o seu cão no dia a dia, tudo aquilo que você vê como algo desejável na rotina.

3. Broncas não levam a nada! Isso mesmo! Uma bronca não vai ensinar nada de bom ao seu dogo, pelo contrário, pode ensiná-lo a fazer aquilo apenas na sua ausência ou ensiná-lo a ter medo de você.

4. Mantenha seu cão motivado! A gente não faz nada de graça, né? Nem nossos dogos! Quando estiver ensinando algo, utilize recompensas que seu cão vai gostar. Observe o momento, o que seu cão mais quer? Você pode usar isso como recompensa? E lembre-se que cada indivíduo é único.

5. Favoreça os acertos! Se o seu dogo estiver com dificuldade de aprender algo, facilite para ele. Evitar a frustração é um fator chave para que ele queira cada vez mais aprender e continuar tentando.

Escrito por Lia Yamashita “Ajudo o tutor a se comunicar melhor com seu cão”