5 atitudes essenciais para educar os cães

educar os cães

O bom comportamento do cachorro significa uma boa convivência dele com a família, vizinhança, convidados e até com os desconhecidos durante o passeio. Mas, antes de começar a treinar seu dogo, coloque em prática as atitudes comportamentais que a Lia Yamashita – adestradora de cães passou para gente para educar seu cão.

1. Autocontrole!

Seu dogo sabe esperar? Para evitar que seu amigo se descontrole em momentos de grande ansiedade é super importante ensinar o autocontrole. Como por exemplo, esperar para receber comida, ou antes de sair para passear.

2. Um bom chamado!

Esse é um dos comportamentos que eu julgo mais importante de todos e que deve ser supervalorizado. Seu dogo vem quando você chama ou se distrai facilmente com odores, pessoas e outros cães? Ensinar um bom “vem” vai garantir que você consiga a atenção do seu cão em diversos momentos e ajuda muito a ter mais segurança em locais abertos, principalmente se ele estiver solto brincando.

3. Independência.

Outro comportamento importantíssimo quando inserimos um cão no nosso dia a dia é ele saber ficar sozinho. Um dos grandes problemas atuais, principalmente durante essa pandemia, é ter um pet muito dependente de você, tutor. Uma boa maneira de ensinar independência é garantir que seu dogo tenha entretenimento, como brinquedos recheáveis ou mordedores, enquanto você não está com ele.

4. Andar na guia.

Ninguém quer um passeio onde o cão está todo eufórico puxando ou não consegue caminhar direito, certo? Para evitar isso, precisamos ensinar nossos cães a caminhar na guia. Isso mesmo! Nenhum dogo vem sabendo o que é um peitoral e como ele deve se comportar quando você o coloca naquela corda limitada. Portanto precisamos fazer uma adaptação do equipamento e mostrar para ele como vamos usá-lo. Uma dica é sempre usar uma guia com 2m ou mais para dar mais espaço para o seu amigo.

5. Sociabilização.

Exponha seu dogo aos elementos que vão fazer parte da vida dele. Sempre de forma gradual e positiva para não gerar estresse. Mesmo que seu filhote ainda não tenha todas as vacinas, você pode levá-lo no colo ou começar com objetos da casa mesmo. Principalmente os que fazem barulho e se mexem, como aspirador de pó.

Enfim, se habituar com barulhos, objetos, pessoas e outros animais, vai ajudar o seu cão a estar confiante e a vontade nas diversas situações que ele vai enfrentar durante sua vida.

Produtos que ajudam a educar os cães